O desafio da conquista.

O desafio da conquista.

Olá todos,  

Uma breve introdução para quem ainda não me conhece pessoalmente, virtualmente ou, para quem pouco me conhece. Algumas atividades que não estão no meu perfil do Linked In, ainda.

Não costumo escrever. Não tenho blog. Não faço palestras. Não falo mandarim. Não gosto de aspargo. 

Meu objetivo aqui é compartilhar minha experiência no desenvolvimento de novos negócios em consultoria.

Bom, vamos lá ... 

Atuar numa área comercial é rico. Desafiador!

Temos que saber muito bem o que temos em casa, o que é a nossa oferta [seja qual for o nosso mercado de atuação, produto, ou uma linha de serviço]. É o ponto de partida para melhor iniciar e definir uma estratégia comercial. 

Mapear potenciais interessados para o que temos a oferecer. Entretanto, nem sempre é fácil encontrá-lo. Podemos ficar aguardando o telefone tocar ou podemos ser mais ativos. Podemos fazer os dois! E entendo que seja o melhor. 

Ok, então definimos uma empresa a prospectar. Devemos entender o seu negócio, a indústria onde atua e como se comporta frente a seus concorrentes. Precisamos identificar as necessidades e prioridades da agenda deste executivo. Quais são seus principais desafios ? Onde estão? Onde querem chegar? 

Também importante ressaltar que, antes de qualquer reunião, devemos nos antecipar e buscar quaisquer informações através dos principais jornais, releases de mercado, redes sociais, etc. E para que tudo isso? 

Ora, quanto mais munidos estivermos, mais rica e assertiva será uma primeira aproximação. Do outro lado, uma percepção muito positiva de que fizemos nossa lição de casa e evidenciamos nosso interesse naquele relacionamento. 

Se isso tudo que foi dito acima acontecer, seja como for, pode se ter um retorno de imediato, ou seja, uma proposta ganha, um novo cliente. 

Suficiente? A principio sim, aliviando angústias dos gestores, comemorando a conquista de um novo cliente, faturando. No final do dia, precisamos trazer receita para a empresa se sustentar. Somos contratados para isso e cobrados por isso.

Mas precisamos pensar e fazer além.

Um trabalho bem executado, que atenda ao cronograma combinado, uma time de projeto que estabeleça uma boa interação com os executivos envolvidos no projeto e, uma entrega de acordo que supere as expectativas do cliente é o mínimo necessário. 

Mas, o maior desafio, tendo em vista que não é simples conquistar um novo cliente, é mantê-lo dentro de casa.  

Estabelecer um relacionamento de longo prazo com as empresas e garantir que nos reconheçam como um consultor de confiança, sustentará nosso negócio e seremos procurados em outras e muitas oportunidades. Não há reconhecimento maior. 

  Voltar para home Ver todos artigos  

Vamos marcar um encontro?

Eu tenho uma metodologia de trabalho. Você tem uma necessidade.

Vamos construir, juntos, um plano de atividades, que atenda a estratégia comercial da sua empresa.

Me escreve e vamos adiante!

Obrigado.

Cartão 18 connaction