Próximo ou distante: tenha sempre um!

Próximo ou distante: tenha sempre um!

Como manter um bom relacionamento de longo prazo?

Uma breve introdução sobre o que tenho feito nos últimos anos, apenas para contextualizar meu texto: trabalhei na área de desenvolvimento de negócios, em diferentes consultorias, de negócios e de Branding.

O objetivo não será falar destas empresas por onde passei, mas sim, quero compartilhar um pouco da minha experiência no desenvolvimento de relacionamentos.

Basicamente, um executivo da área de negócios precisa entender muito bem o que a sua empresa tem a oferecer. 

Naturalmente, entender quem serão seus possíveis compradores / clientes.

Não suficiente, identificar quem na empresa será a pessoa mais interessada pelo seu produto / serviço. 

Esse profissional pode ser a que mais identifica a necessidade de te contratar mas, e muitas vezes, não tem o poder de tomar a decisão.
Entende-se, pagar pelo que necessita. 

Aprovações, alçadas, área de compras, burocracia, ciclo de venda moroso, etc. Estes são apenas alguns dos fatores que temos que lidar em uma negociação.

Processos a parte, o que trago de mais rico neste meu histórico profissional é a rede de relacionamento que construi. Lidei (e ainda lido) com diferentes profissionais das mais diferentes áreas e cargos. 

Alguns tive apenas um contato. Outros, tive que interagir por mais de uma vez. Estes profissionais ficam muitos anos e fazem carreira numa única empresa. Outras, mudam de empresa e de função. Tem de tudo ... 

Hoje temos ferramentas, como o LinkedIn, onde podemos acompanhar os movimentos profissionais dos nossos relacionamentos. Em muitos casos, quando um profissional muda de empresa, tem por costume pegar todos os seus cartões de visita e enviar uma mensagem aos seus principais contatos, com seus dados da nova empresa. Alguns, mais ousados, aproveitam a oportunidade para provocar uma reunião onde apresentará sua nova função e seus novos desafios.

A mensagem que quero passar ...

Hoje tenho a minha própria empresa e tenho atuado, ainda em novos negócios, para outras empresas, contribuindo comercialmente com o meu network. 

Identifico diariamente muitas oportunidades, para estas diferentes ofertas, das mais diversas indústrias. Continuo, e não pretendo parar, a resgatar alguns relacionamentos mais antigos. E recentes também, sempre. 

Hoje, não tenho uma solução de uma única empresa. Os interlocutores que necessito fazer contato, são das mais diferentes áreas nas quais, no meu passado, nunca imaginei ter que me relacionar.

E será a partir dos relacionamentos que estabeleci na minha carreira profissional que me ajudarão, ainda mais, a chegar em outros profissionais.
Nos contatos dos meus contatos!

Relacionamentos mantidos, bem estabelecidos e atualizados, te levam a novas conexões, a novos negócios. 

Tomar um café, agendar um almoço ou simplesmente parabenizar o aniversário de um colega láaaaa do passado, mesmo que seja pela rede social fará, não tenho dúvida, toda a diferença.

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Vamos marcar um encontro?

Eu tenho uma metodologia de trabalho. Você tem uma necessidade.

Vamos construir, juntos, um plano de atividades, que atenda a estratégia comercial da sua empresa.

Me escreve e vamos adiante!

Obrigado.

Cartão 18 connaction